Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

07/12/2024ㅤ Publicado às 13:23

Em um dia histórico para a arquitetura e a inclusão social, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima (CAU/RR), representado pelo presidente Nikson dias, participou ativamente de um debate na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento, que discutiu a importância da neuroarquitetura e a criação da lei de acessibilidade sensorial, contou com a presença de diversos especialistas e representantes da sociedade civil.

A lei em questão visa garantir que pessoas neuroatípicas, como crianças com síndrome de Down, autismo, TDAH, paralisia cerebral e outras síndromes, tenham acesso a espaços urbanos que atendam às suas necessidades específicas. A proposta é que a arquitetura leve em consideração as particularidades de cada indivíduo, promovendo a inclusão e a qualidade de vida para todos.

“A lei da acessibilidade sensorial representa um avanço significativo para a construção de cidades mais justas e inclusivas. Ao adaptar os espaços públicos, estamos garantindo que todas as pessoas possam usufruir dos benefícios da cidade, independentemente de suas características”, afirmou Nikson Dias, Presidente do CAU/RR

Nikson ainda destacou a importância da participação do Conselho nesse debate, ressaltando o papel fundamental dos arquitetos e urbanistas na construção de um futuro mais acessível. “Saímos dessa audiência pública com diversos encaminhamentos positivos, como a apresentação de dois projetos de lei sobre acessibilidade sensorial e a criação de um selo de identificação para espaços públicos que adotam boas práticas de arquitetura inclusiva”, comemorou.

Além disso, o CAU/RR estabeleceu contato com três ministérios – Cidade, Saúde e Educação – para que juntos possam desenvolver políticas públicas efetivas e garantir a implementação da lei

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *