Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

19/11/2024ㅤ Publicado às 17:05

A histórica cidade de Ouro Preto sediou o 7º Simpósio Científico do ICOMOS. O evento, que reuniu especialistas de diversas áreas para refletir sobre o futuro da preservação do patrimônio cultural, contou com a participação de Nayhandra Magalhães, representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima (CAU/RR) na câmara de Patrimônio.

 

Nayhandra, trouxe para o debate a perspectiva do Patrimônio na cidade de Boa Vista. Pode contribuir com as discussões e demonstrar um pouco do trabalho que vem sendo feito em Roraima.

“Cada um dos representantes tiveram que fazer uma apresentação sobre o estado da arte de cada UF, e através disso, a gente pôde fazer um panorama de como está a situação do patrimônio, do estado da arte, de cada estado. Assim, a gente viu que essa luta não é fácil, que a gente ainda tem muito a batalhar em relação à preservação do patrimônio.” Ressaltou

Nikison Dias, presidente do CAU/RR,  destacou a importância de fortalecer o diálogo entre os diferentes atores envolvidos na preservação do patrimônio, como comunidades tradicionais, governos, instituições de pesquisa e profissionais da área.  

“Podemos cobrar das entidades responsáveis pela preservação do patrimônio um posicionamento e ações políticas. Informamos sobre as ações que o CAU/RR vem em prol de fortalecer e resgatar o patrimônio edificado do Estado de Roraima, documentando em forma de cartilha, palestras, publicações de artigos. Ressaltando, que sem a ação efetiva/prática dos entes federativos, seria apenas uma gota no oceano”  Disse o presidente. 

CARTILHA DO PATRIMÔNIO 

Na ocasião o CAU/RR, representado pelo Presidente Nikson Dias, pela Conselheira Federal Graciete Guerra e pela representante da câmara de patrimônio Nayhandra, apresentou aos participantes um prévia da Cartilha do Patrimônio Religioso Edificado de Roraima. Este material surgiu do projeto de TCC da então formanda, defendido na Universidade Federal de Roraima, movido pelo desejo de preservar e valorizar a história e a cultura local e teve sua publicação viabilizada pelo conselho e que será lançada oficialmente no dia 30 de novembro durante o Baile se Safira..

A cartilha foi criada com o objetivo de ser uma ferramenta acessível, lúdica tanto para a população local, quanto para educadores, ajudando a promover a conscientização e a preservação do nosso patrimônio. A cartilha foca em um dos projetos nacionais do CAU, o CAU Educa Abordando conceitos básicos sobre o que é patrimônio cultural, os diferentes significados que ele pode ter em uma linguagem “palatável” para as crianças. 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *